O DISCURSO NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA EM (CON)TEXTOS DE (AUTO)TRANSFORMAÇÃO: UM DIÁLOGO HERMENÊUTICO
Resumo
No presente artigo, analisamos os sentidos atribuídos ao discurso na obra Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007), metodologia qualitativa de análise de cunho fenomenológico-hermenêutico, difundida em pesquisas em Educação, especialmente no contexto brasileiro. Em um movimento analítico hermenêutico, apresentamos o contexto em que surgiu a ATD e a atribuição do nome à metodologia. A seguir, a partir de um exercício com a metodologia, ela é descrita, assim como os sentidos atribuídos ao discurso que nela delineiam o discursivo. Com a intenção de ampliação de horizontes, descrevemos algumas articulações teóricas entre a Hermenêutica Filosófica de Gadamer e a ATD. Esta articulação aponta para a importância do diálogo e da escrita no processo de análise, tendo como sustentação teórica o círculo hermenêutico, a escrita e a intervenção como ação política e ontológica de transformação dos discursos e do pesquisador.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada. ISSN 1984-381X