DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA HUMANIZADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Cassiano Assunção, Luana Teixeira Porto

Resumo


Pedagogias humanizadoras buscam formar estudantes capazes de se desenvolver de forma crítica e independente em uma proposta emancipadora de ação e reflexão dos contextos reais da sociedade. A implantação e a construção desse método educacional enfrentam barreiras nos seus processos de estruturação e aplicação que precisam ser repensados e superados, tais como a intervenção de abordagens antiquadas, o desinteresse acadêmico em buscar o novo e persistir apesar das dificuldades na prática dos métodos e utilização de ferramentas estratégicas para desenvolver a contextualização de temáticas e se inserir na realidade cognitiva tecnológica contemporânea. Nessas condições, alternativas como uma pedagogia mais humana de reflexão, engajamento com os cenários dos estudantes e professores e a afetividade, além de abordagens como as Metodologias Ativas, Temáticas Transversais e Gamificação, mostram-se como um caminho promissor para desenvolver esse caráter mais humano nos processos de ensino- aprendizagem. O presente artigo busca refletir acerca dessas temáticas e analisar como se dão as formas de aplicação dessas propostas nos âmbitos da Educação Básica e Superior. Substrato teórico para as discussões é obtido a partir de material bibliográfico em autores referências no pensamento da educação, como Paulo Freire (1997) e Vigotski (1995), e demais produções periódicas qualitativas mais atuais como Marcia Oliveira Rocha (2017) e Rosimeiri de Paula Spagolla (2005).

Palavras-chave


Humanizadora. Educação. Afetividade. Metodologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter