ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A AGENDA URBANA DAS CIDADES EDUCADORAS

Alceli Ribeiro Alves, Neliva Terezinha Tessaro, Ricieri Garbelini

Resumo


Considerando a relação entre cidade e educação e a ideia-força de Cidade Educadora ou, ainda, da perspectiva de uma cidade que educa e transforma, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a produção científica nacional e, sobretudo, internacional, mapeando as principais características, predisposições e relações do campo de estudo sobre cidades educadoras. Como metodologia, adota-se predominantemente a pesquisa bibliométrica. O estudo foi realizado em artigos recuperados da base de dados da Web of Science (WOS), a partir da busca conduzida com o uso dos descritores “educating cit”, considerando as publicações compreendidas entre 1961 e 2021. A partir da análise dos artigos centrais da frente de pesquisa com o uso do aplicativo CiteSpace, constatou-se que os artigos são orientados ao entendimento, em grande medida, dos contextos que subsidiam os esforços de reconhecimento e promoção da cidade educadora, apreciando essencialmente as dimensões social e política presentes na análise, abrangendo discussões em torno de eixos temáticos como cidadania, cultura, moralidade, educação cívica e multiculturalismo. Ao investigar sobre o estado da arte desse campo de pesquisa foi possível construir uma agenda de pesquisas futuras, apoiada nas pesquisas internacionais mais recentes, sugerindo a existência de lacunas de pesquisa. Por fim, conclui-se que a partir dos resultados obtidos e das análises realizadas é possível ter uma ampla compreensão acerca do horizonte de pesquisa no campo das Cidades Educadoras, permitindo que pesquisadores possam, a partir dessa análise, construir e desenvolver seus próprios arcabouços teóricos sobre artigos, autores e periódicos que mais se destacam nessa área de pesquisa.


Palavras-chave


cidades educadoras; análise bibliométrica; produção científica; cocitação; CiteSpace.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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