POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA: UM DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E ERICH FROMM
Resumo
O presente artigo objetiva aproximar os saberes de Paulo Freire ( 1991-1997), educador e filósofo brasileiro e Erich Fromm, psicanalista e escritor alemão (1900 - 1980). Sabemos que a escola de nossos dias tem optado pelo desenvolvimento do campo cognitivo do educando deixando de lado o campo afetivo o que inviabiliza a promoção de uma formação integral e humanizada. Encontramos nas obras de freire vários excertos inspirados no pensamento de Fromm centrado nos valores humanos autênticos e, nas obras de Fromm, referências na pedagogia freireana. Esses dois autores veem na educação humanizadora possibilidades para romper com a educação usada apenas como ferramenta para o progresso material substituindo-a por uma educação que une coração e mente, pressupostos necessários para desenvolver no aluno a tomada de consciência para agir sobre si e sobre o mundo. Assim como para Freire, também para Fromm a função da educação é humanizar. Nesse sentido, Freire e Fromm buscam construirem um mundo mais humano e liberto para aqueles que sempre sofreram com a exc lusão imposta pela escola, pelo trabalho, ou por qualquer outro instrumento de discriminação social.
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Direitos autorais 2016 Revista de Ciências Humanas
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.