APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Laelia Carmelita Portela Moreira, Débora Borges Lima

Resumo


O presente artigo discute características da formação inicial de professoes em nível médio, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma reflexão baseada na bordagem do ciclo de políticas. Analisa a materialização, no contexto da prática, da previsão do artigo 62 da Lei 9.394/96 de elevação da formação de professores para o nível superior e do prazo de 10 anos para extinsão do Curso Normal, com base na coexistência, no estado em tela, da formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no Curso Normal e no Curso de Pedagogia. Após breve contextualização das políticas de formação e da trajetória e características do Curso Normal apresenta-se a situação do Rio de Janeiro problematizando-se, com base na metodologia do ciclo de políticas, a ressignificação dessa política de formação de professores em nível estadual.

Palavras-chave


Formação de Professores, Curso Normal, ciclo de políticas.

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Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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