O ENSINO DE HISTÓRIA: EVIDÊNCIAS E TENDÊNCIAS ATUAIS

Idanir Ecco

Resumo


Analisar reflexivamente o ensino de História, quanto às suas
evidências no contexto da educação formal, bem como, suas tendências na atualidade, enquanto período marcado por mudanças aceleradas e de crise paradigmática, é o propósito registrado na sistematização deste trabalho. Para tanto, inicia problematizando a História na sala de aula, questiona e analisa o objetivo do conhecimento histórico e debate o significado e a importância da função docente. Defende que a História seja trabalhada na prespectiva da produção do conhecimento e que deva contribuir para a formação de seres humanos enquanto cidadãos, isto é, que contribua para a formação de alunos e professores atuantes e comprometidos com um projeto de sociedade em que os seres humanos, historicamente situados, seja a centralidade do processo.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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