PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS (AS) EDUCANDOS (AS)?

Sara dos Santos, Rodrigo José Madalóz

Resumo


O estudo traz à baila as compreensões sobre quais percepções e significados às práticas corporais têm para educandos (as) nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio, a partir da realização do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio e das intervenções com uma turma de segundo ano em uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A metodologia utiliza foi de natureza qualitativa e segundo os objetivos seguiu um estilo descritivo/interpretativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram o memorial descritivo e o diário de campo. A compreensão das informações ocorreu por meio da categorização do conteúdo dos memoriais descritivos dos (as) educandos (as). As práticas corporais significaram a vivência dos conteúdos do componente curricular Educação Física nas três dimensões do conhecimento (conceitual, procedimental e atitudinal), bem como a dimensão da saúde, valorizando-as e considerando-as necessárias ao longo do processo ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Física Escolar. Ensino Médio. Práticas Corporais.

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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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