PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS (AS) EDUCANDOS (AS)?
Resumo
O estudo traz à baila as compreensões sobre quais percepções e significados às práticas corporais têm para educandos (as) nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio, a partir da realização do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio e das intervenções com uma turma de segundo ano em uma escola pública de uma cidade da região das Missões/RS. A metodologia utiliza foi de natureza qualitativa e segundo os objetivos seguiu um estilo descritivo/interpretativo. Os instrumentos utilizados para a coleta de informações foram o memorial descritivo e o diário de campo. A compreensão das informações ocorreu por meio da categorização do conteúdo dos memoriais descritivos dos (as) educandos (as). As práticas corporais significaram a vivência dos conteúdos do componente curricular Educação Física nas três dimensões do conhecimento (conceitual, procedimental e atitudinal), bem como a dimensão da saúde, valorizando-as e considerando-as necessárias ao longo do processo ensino aprendizagem.
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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.