O PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES: A SIGNIFICAÇÃO DOS VALORES EMPRESARIAIS NO TRABALHO DA PSICOLOGIA / THE PROFESSIONAL PSYCHOLOGIST IN ORGANIZATIONS: THE MEANING OF BUSINESS VALUES IN PSYCHOLOGY WORK

Irani Iracema de Lima Argimon, Cristine Boaz, Helena de la Rosa Da Rosa, Karen Agostini Daldon, Guilherme Welter Wendt

Resumo


Este estudo pretende identificar a forma como os psicólogos significam os valores organizacionais frente a sua atuação profissional, entendendo como estes são reproduzidos em sua práxis. Para isso, foi realizada uma contextualização histórica da Psicologia Organizacional, assim como uma discussão a respeito de sua dinâmica. Utilizamos a metodologia qualitativa, através de entrevistas com cinco psicólogos de diferentes empresas de Porto Alegre/RS. Para a análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo. Observou-se que a atuação do Psicólogo Organizacional visa solucionar problemas de diversos âmbitos na empresa. Todavia, sua inserção parece estar distante da prática preventiva.
É evidenciado um conflito entre objetivo da empresa - a produção - e o foco de trabalho do psicólogo - a humanização. Percebe-se a necessidade de uma conquista de espaço deste profissional no ambiente de trabalho, delimitando o que é específico de sua área, para, assim, contribuir efetivamente para o crescimento global das organizações.

Palavras-chave


Psicologia Organizacional. Valores empresariais. Organizações.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter