UMA ANÁLISE SOBRE A SUPERVISÃO E A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA LICENCIATURA À DISTÂNCIA

Layla Júlia Gomes Mattos, Silvana Claudia Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que teve como foco o modo como o estágio supervisionado se desenvolveu em um curso de licenciatura em matemática a distância de uma universidade federal mineira. A perspectiva teórica que fundamentou esta investigação compreende o estágio como um dos elementos articuladores dos conhecimentos específicos da profissão e o campo de atuação profissional, no qual teoria e prática não são vistas como momentos distintos da formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas junto à docente supervisora do estágio, bem como com alunas do curso. Com base na análise dos dados, foi possível inferir que a supervisão dos estágios consiste em um momento de pouca intervenção docente e muita expectativa sobre o estagiário, configurando uma parceria de pouco diálogo. Faz-se urgente uma proposta de estágio na qual a orientação seja mais ativa e participativa. Na EaD, cujos pares estão literalmente distantes, os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) precisam ser explorados considerando suas potencialidades. A tríade observação-participação-regência, organizada de maneira mais cíclica, oportunizaria ao aluno reviver as etapas e avaliar possíveis erros e acertos. O relatório é um instrumento de atribuição de notas e confirmação de presença nos estágios. Contudo, acreditamos que as informações contidas nele poderiam ser distribuídas em momentos específicos, explorando ferramentas do AVA, reutilizando as informações de forma mais objetiva e direcionada às discussões relacionadas ao momento do estágio em que os alunos estiverem experimentando.

Palavras-chave


Educação a Distância; Formação Inicial de Professores; Educação Matemática; Tecnologias na Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter