INVESTIGAÇÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA

Cléverton Aramis de Oliveira Tavares, Stéphani Caroline Pedrotti, Marcelo Amaral-Rosa

Resumo


O objetivo foi identificar as percepções dos professores de Ciências e Matemática, cursistas de Pós-Graduação Stricto sensu, acerca do protagonismo ativo dos estudantes em sala de aula. A partir de uma abordagem qualitativa, adotou-se enquanto instrumento de coleta de informações um questionário aberto junto a dez professores. O método de análise foi a Análise Textual Discursiva. Os principais resultados são a emersão de quatro categorias finais: i) A manifestação do conhecimento a partir do diálogo; ii) Desenvolvimento do pensamento crítico favorecendo a autonomia dos discentes e uma reflexão sobre a prática docente; iii) A formação continuada docente em prol da superação de dificuldades; e iv) A mediação como forma de estímulo à criatividade e à cooperação na relação docente-discente. Por fim, salienta-se enquanto principal conclusão a necessidade de formação continuada para o aprimoramento da prática docente eo encorajamento frente à adoção de práticas que valorizam a participação e o protagonismo dos estudantes no ambiente escolar.


Palavras-chave


Participação; Protagonismo; Sala de Aula

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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