EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: POLÍTICAS E PROCESSOS
Jair Antônio Zancan, Silvia Regina Canan
Resumo
Este estudo pertence ao âmbito da política e gestão pública, possui como objetivo central tratar sobre questões referentes a humanização das instituições de saúde no tratamento dos pacientes, para tanto, serão abordadas questões referentes a educação permanente em saúde, as políticas públicas e processos que englobam essa questão. Trata-se de um estudo bibliográfico, documental e qualitativo. Percebe-se que, ao longo dos anos, as políticas vem sendo ampliadas, visando concretizar os princípios do SUS no dia a dia dos serviços de saúde, buscando consolidar mudanças positivas nas maneiras de gerir e cuidar, fomentando a comunicação entre os gestores, trabalhadores e usuários, para que assim seja possível enfrentar as relações de poder e as práticas desumanizadoras, favorecendo a autonomia e a corresponsabilidade. O estudo aqui desenvolvido evidencia que ainda há um longo caminho a ser percorrido, porém, cada vez mais se fortalece a consciência sobre a relevância de atendimentos humanizados na área de saúde.
Palavras-chave
Educação Permanente em Saúde. Políticas Públicas. Gestão Pública. Humanização das Instituições de Saúde.
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.