AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: APONTAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DUAS UNIVERSIDADES NO OESTE CATARINENSE

Edson Cecchetti, Odilon Luiz Poli

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar como os cursos presenciais de pedagogia, de duas universidades que atuam na cidade de Chapecó-SC, contemplam a integração das tecnologias digitais no currículo dos cursos de formação inicial de pedagogos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise documental, tendo por base a análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Entendendo que os cursos são organizados e estruturados por meio de seus projetos pedagógicos e que eles devem contemplar o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), procedeu-se, como foco principal deste estudo, a análise desses dois documentos. Entre os resultados, destaca-se que as DCN regem timidamente a temática das TD na formação dos pedagogos, citando apenas que o egresso em pedagogia deve ter “domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas” (BRASIL, 2006, p. 2). Os cursos em tela, por sua vez, atendem às DCN por meio de um componente específico de 40 horas. Os resultados indicam, também, a necessidade de reformulação dos currículos desses cursos, integrando, de forma mais efetiva, as TD no processo de formação inicial dos pedagogos, de modo a superar a dicotomia apresentada pela formação convencional que teoriza sobre as transformações nas práticas educativas, sem que essas transformações sejam vivenciadas no próprio ambiente de formação.


Palavras-chave


Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Currículo. Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter