AS PERSPECTIVAS E OS DESAFIOS DA CURADORIA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES HIPERCONECTAD@S

Marcelo Leandro Eichler, Tatiana Zarichta Nichele Eichler

Resumo


As inteligências artificiais generativas recentemente alcançaram uma condição em que já se chega a declarar a inevitabilidade de sua utilização em contextos escolares. Este artigo é a relaboração de uma fala apresentada durante a mesa redonda “Ensino em Tempos de Conexão”, por ocasião do IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias. Inicialmente, suspendemos e questionamos a própria ideia de hiperconexão de nossos estudantes, para depois defender a necessidade do letramento digital. A seguir, apresentamos a curadoria educacional como uma possibilidade ou oportunidade de letramento digital. Por fim, problematizamos as perspectivas de automação da curadoria educacional, particularizando os desafios trazidos pelo chatbot de inteligência artificial online ChatGPT.


Palavras-chave


cibercultura; tecnologias digitais; aprendizagem estética; ensino escolar; formação de professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter