O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO COM ÊNFASE À FORMAÇÃO DOCENTE

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, Ana Paula Teixeira Porto

Resumo


A inteligência artificial (IA), como um dos recursos das tecnologias digitais, tem emergido como uma ferramenta pedagógica inovadora, promovendo uma mudança importante no cenário educacional. Nesse panorama, o objetivo deste estudo é discutir desafios e possibilidades enfrentados na formação de professores diante da integração da IA. O problema central da pesquisa é compreender de que maneira a incorporação da inteligência artificial pode ser alinhada com as competências emergentes necessárias aos professores, considerando a influência da cibercultura e os avanços das tecnologias digitais. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, apoiada por uma revisão bibliográfica que incorpora autores relevantes encontrados na literatura especializada. Os resultados do estudo destacam que a IA vem se consolidando como uma ferramenta pedagógica inovadora que pode ser utilizada em prol de avanços na educação. Através da IA, os professores podem personalizar o processo de aprendizagem, fornecer feedbacks mais precisos a estudantes e gestores e adaptar suas abordagens de ensino. No entanto, a implementação da IA enfrenta desafios como a resistência à mudança, a necessidade de aprimorar a formação docente, integrar a IA ao currículo e desenvolver políticas e programas de estímulo ao uso da IA nas escolas. As oportunidades incluem a maximização do potencial da IA e a promoção da inclusão digital. À medida que a IA se torna mais presente nas salas de aula, os docentes precisam adquirir novas competências para atuar na era digital para que sua formação atenda às necessidades da sociedade.


Palavras-chave


inteligência artificial; formação docente; educação digital; inovação pedagógica; desafios educacionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter