TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO E AS FORMAÇÕES CONTINUADAS OFERTADAS PARA SEU USO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE SALA DE AULA

Luciana Ledo Peres Ruis, Marcos Morandi, Laísa Veroneze Bisol

Resumo


O presente texto propõe-se a abordar a formação de professores e professoras no âmbito nacional e especificamente no estado de Mato Grosso, frente às novas tecnologias educacionais, contemplando o conceito de metodologias ativas. Para tanto, trata-se de um estudo bibliográfico baseado em teóricos tais como: Moran (2014), Paulo Freire (1996), Tardif (2012) e outros, e também nos documentos orientativos e normativos como PCNs e BNCC. O texto traz uma reflexão sobre a introdução das tecnologias na escola e a necessidade da formação continuada dos docentes diante deste novo cenário, também discorre sobre como está acontecendo a formação docente no Estado de Mato Grosso em relação ao uso de tecnologias na sala e aula, bem como apresenta os investimentos tecnológicos que a Secretaria de Educação tem definido para sua rede escolar. Assim, conclui-se que o uso de tecnologias em sala de aula é necessário, principalmente no momento atual, não sendo possível ignorar essas ferramentas no fazer pedagógico, mas é urgente também a formação continuada do professor e professora em tecnologias e mídias educacionais. Os educadores/as precisam saber, conhecer e empregar tecnologias e mídias educacionais como um suporte às suas aulas fazendo uso reflexivo delas.


Palavras-chave


tecnologias educacionais; formação continuada; prática pedagógica.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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