O USO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Débora da Veiga Sant'Ana Brochado, Luis Fernando Lopes, Patricia Tarniowicz

Resumo


Este estudo de caráter bibliográfico e documental teve como objetivo refletir sobre o uso da música no processo de escolarização de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática parte da consideração de que a música, por ser rica em estímulos sensoriais, envolvendo elementos como: ritmo, melodia, harmonia e timbre, poderá ser adaptada de acordo com as sensibilidades individuais das pessoas com TEA, proporcionando experiências  enriquecedoras. Os aportes teóricos consideram sobretudo as contribuições de Chiarei (2005), Silva e Silva (2018), Steinbrenner; Hume; Odom; Morin; Nowell; Tomaszewski; Szendrey; Mcintyre; Yücesoy-Özkan & Savage (2020), Louro (2015), Zimmer; Rodrigues e Defreitas (2018), American Psychiatric Association (2014), e ainda da BNCC (2018). Os resultados apontam que o uso da música na educação escolar de pessoas com TEA é uma prática que oferece possibilidades diferenciadas para o desenvolvimento integral desses indivíduos. No entanto, é fundamental que essa abordagem seja fundamentada na compreensão profunda das necessidades individuais e da atenção dos alunos, e ainda na experiência de profissionais preparados para o uso dessas práticas.


Palavras-chave


música; autismo; escolarização.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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