DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À FORMAÇÃO DE LEITORES: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EFICIENTE DE LEITURA NA ESCOLA
Resumo
Resumo: Este artigo discute a necessidade de formação de professores como sujeitos-leitores para desenvolver, no espaço escolar, o hábito de ler e compreender textos de forma crítica. O objetivo deste trabalho é mostrar como a prática de leitura do professor pode ser determinante para o desenvolvimento do gosto e da habilidade de leitura pelo aluno. Para isso, neste artigo, de caráter bibliográfico, tomam-se como referenciais estudos críticos sobre leitura e formação de professores no Brasil. Nota-se que o professor precisa ser um sujeito-leitor para ter condições de se tornar um mediador, na sala de aula, de autores literários e alunos-leitores e, dessa forma, contribuir para uma efetiva formação de leitores na escola.
Palavras-chave: Formação de professores. Formação de leitores. Leitura na escola.
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Direitos autorais
Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.