Professoralidade e desempenho docente: um olhar a partir dos resultados da avaliação institucional

Daniela Pederiva Pensin, Alexandra Biondo Lopes Pacheco

Resumo


Este artigo toma como central a discussão acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa desenvolvida durante o ano de 2017, cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. O projeto de pesquisa foi financiado por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). A pesquisa realizada, um estudo de caso de caráter documental, tomou como materialidade os relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola  a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.

Palavras-chave


Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na Educação Superior.

Texto completo:

PORTUGUÊS ESPANHOL

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter