PROJETOS DE VIDA, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
Resumo
A noção de projetos de vida surge como uma categoria que busca explicar o fenômeno das decisões e escolhas dos indivíduos. De modo específico, alguns estudos têm se dedicado a pensar este conceito a partir da juventude, talvez pelo fato de que, no imaginário social, os jovens estão na fase da vida na qual ter projetos é basicamente uma obrigação. Esta foi a questão central que, inicialmente, orientou as reflexões contidas neste ensaio, que buscou discutir teoricamente a categoria projetos de vida, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações de mestrado disponíveis na BDTD. Interessa-nos especificamente compreender o que as pesquisas nos dizem sobre como essa categoria tem sido tratada no contexto educacional. O artigo se organiza buscando conhecer as concepções de projeto de vida presentes nas pesquisas analisadas, agrupando-as em categorias e observando os referenciais teóricos centrais nos quais se embasam a fim de compreender as interfaces construídas entre projetos de vida, juventude e escola.
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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.