PROJETOS DE VIDA, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO

Michela Augusta de Moraes e Sousa, Maria Zenaide ALVES

Resumo


A noção de projetos de vida surge como uma categoria que busca explicar o fenômeno das decisões e escolhas dos indivíduos. De modo específico, alguns estudos têm se dedicado a pensar este conceito a partir da juventude, talvez pelo fato de que, no imaginário social, os jovens estão na fase da vida na qual ter projetos é basicamente uma obrigação. Esta foi a questão central que, inicialmente, orientou as reflexões contidas neste ensaio, que buscou discutir teoricamente a categoria projetos de vida, por meio de uma revisão bibliográfica de dissertações de mestrado disponíveis na BDTD. Interessa-nos especificamente compreender o que as pesquisas nos dizem sobre como essa categoria tem sido tratada no contexto educacional. O artigo se organiza buscando conhecer as concepções de projeto de vida presentes nas pesquisas analisadas, agrupando-as em categorias e observando os referenciais teóricos centrais nos quais se embasam a fim de compreender as interfaces construídas entre projetos de vida, juventude e escola.   


Palavras-chave


Juventude; Projetos de vida; Ensino Médio

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(c) Rev. Ciênc. Hum. Educ., Frederico Westphalen - ISSN 1981-9250.

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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