CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DA URI - CAMPUS DE ERECHIM: DA CONCEPÇÃO À CONSTRUÇÃO / CENTER FOR APPLIED PSYCHOLOGY OF URI - CAMPUS DE ERECHIM: FROM CONCEPTION TO CONSTRUCTION

Karla Goldberg, Mônica Luisa Kieling, Fabíola Guzzo

Resumo


Este artigo tem por objetivo demonstrar a concepção e a organização do Centro de Psicologia Aplicada da URI Campus de Erechim, uma Universidade Comunitária, que tem seus aspectos ancorados no bem estar da comunidade e numa sólida formação e qualificação de seus alunos. No CPA alicerçam-se propostas que vão ao encontro do ensino-pesquisa–extensão. Estes trabalhos são realizados através de Núcleos (Escolar, Social Comunitário, do
Trabalho e das Organizações e de Clínica). Ainda, nesta estrutura, há a Clínica-Escola, que tem por princípio unir os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula à prática, bem como prestar serviços psicológicos gratuitos a população economicamente desfavorecida. Esta prática, além de exercer um papel social relevante, representa subsídio essencial na formação dos alunos de Clínica. A clínica-escola tem uma importância e representatividade
social na área da saúde, justamente por representar a ligação entre o produtor do conhecimento científico, a demanda social e o compromisso com a formação. Portanto, neste sentido, este artigo faz uma breve retomada teórica e comparação do CPA URI – Erechim, com outros similares, acerca desta temática a fim de dar consistência a estas argumentações.

Palavras-chave


Centro de Psicologia Aplicada, Núcleos, Prontuários, Clínica-Escola.

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais




Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter