VALORES HUMANOS: ESPECULANDO UM ENFOQUE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM / HUMAN VALUES: SPECULATING AN APPROACH TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESS
Resumo
Este artigo propõe uma discussão concernente à análise, clarificação e
socialização do enfoque, que entendemos primordial, no estudo circunscrito à temática dos valores humanos no universo do ensino fundamental brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise correlacional entre o direito positivo, o constructo valores humanos e seu processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, consequências do desconhecimento conceitual e possibilidades de intervenções contextualizadas aos diversos ramos do saber, a partir da teoria dos valores preconizada por Milton Rokeach.
socialização do enfoque, que entendemos primordial, no estudo circunscrito à temática dos valores humanos no universo do ensino fundamental brasileiro. Para isso, realizou-se uma análise correlacional entre o direito positivo, o constructo valores humanos e seu processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, consequências do desconhecimento conceitual e possibilidades de intervenções contextualizadas aos diversos ramos do saber, a partir da teoria dos valores preconizada por Milton Rokeach.
Palavras-chave
Educação. Legislação. Aprendizagem. Valores Humanos.