EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ARTES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A educação em direitos humanos tem o fim de capacitar pessoas e difundir informações para a promoção de uma cultura em direitos humanos por meio de programas e planos de educação em direitos humanos (ONU, 2006). Pensar em educação em direitos humanos significa, portanto, acenar de modo direito para uma educação e uma sociedade inclusivas, que promovam a inserção de todos os grupos e indivíduos, sem segregações ou discriminações, sobretudo das chamadas minorias sociais (SODRÉ, 2005). Considerando este contexto, o artigo relata a experiência do Projeto de Extensão “Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na educação básica”, realizado pela UNIFAL-MG, Campus Varginha, juntamente com alunos do 3.º ano do Ensino Médio do CEFET, Campus Varginha. Tendo como áreas temáticas Direitos Humanos e Justiça e Educação, o projeto reflete sobre a relação entre direitos humanos e grupos sociais em situação de vulnerabilidade, visando contribuir com a formação cidadã dos envolvidos por meio da educação em direitos humanos. Para tanto, fez uso da metodologia das Tertúlias Dialógicas adaptada ao contexto. A participação no projeto de extensão permitiu aos envolvidos (alunos da UNIFAL-MG e do CEFET-MG) um contato mais eficaz com temáticas dos direitos humanos e colaborou com sua formação crítica e reflexiva.
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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS
ISSN 1981-9250
Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar
Prefixo DOI: 10.31512
E-mail: rhumanas@uri.edu.br
* Contagem iniciou em 28/04/2019.